Você quer Negociar no Mercado ou Jogar Videogame?

Você quer Negociar no Mercado ou Jogar Videogame?

Ah…se tem uma coisa capaz de mexer com a nossa cabeça é uma plataforma de negociações…e como mexe! Não me aprofundei no assunto, mas já li a respeito de alguns estudos que as substâncias químicas que são liberadas em nosso corpo quando negociamos no Mercado são as mesmas de graves vícios, como álcool, drogas e jogos de azar. É muito comum o Trader iniciante se “viciar” nas operações e esquecer de que está ali por um propósito: ganhar dinheiro e não comprar e vender a esmo, somente para saciar sua vontade por adrenalina.

A quantidade de dinheiro que você ganha não está ligada diretamente à quantidade de ordens que você abre. Aliás, muito pelo contrário. No Mercado Financeiro, por experiência própria, “menos é mais”. Jesse Livermore, uma das Lendas de todos os tempos de Wall Street costumava dizer que não possível um investidor tomar uma decisão de comprar determinado ativo e depois de alguns minutos resolver vender, sendo que minutos depois, teria a percepção de que era o momento de comprar de novo, vendendo em seguida e assim sucessivamente por todos os dias. Segundo ele, um investimento poderia não ter como deixar de ser bom minutos após uma Análise que validava sua compra ou vice-versa.

É fato que eram outros tempos, mas é fato também, que magos do Mercado que seguiram e seguem esta estratégia, muitas vezes baseada em Trend Following ou com um viés de investimento no longo prazo, podem possuir um desempenho notório. Warren Buffet está aí para confirmar.

Este artigo não é para ir contra os Traders que preferem as operações mais curtas de scalping ou daytrade. Muito pelo contrário. É para ir diretamente à quem gosta de praticar esta modalidade, para que possa entender que operar de forma curta no Mercado talvez possa exigir um preparo teórico e emocional muito mais avançado do que os que preferem as operações de longo prazo. Pode ser muito mais difícil ganhar nas operações curtas do que nas longas. É preciso ter a consciência de que mesmo operando poucos pontos, você precisará negociar em cima de uma estratégia com embasamento. Respeitar os seus limites, setup, riscos e não clicar simplesmente por clicar.

Já tive a oportunidade de conhecer uma série de Traders de curto prazo que eram mestres no que faziam, mas eles não clicavam toda hora. Tinham um equilíbrio quase que perfeito para esperar os momentos certos ao longo do dia para entrar no Mercado. Conheciam o ativo, sabiam o que estavam fazendo e sua taxa de assertividade era muito alta. Sempre respeitando os limites de risco de cada operação. Sem pressa de ganhar e aceitando as perdas quando ocorriam. Uma ordem de cada vez, com calma, para no final do pregão poderem desfrutar do lucro.

Tive a oportunidade também de acompanhar uma infinidade de Traders “alucinados” e “desesperados”, que na verdade, no fundo mesmo, queriam negociar, apertar o botão, pela emoção de ganhar ou perder dinheiro, pela adrenalina que passariam na frente do computador. Sabiam que, na verdade, mais importante do que desenvolver uma estratégia vencedora no longo prazo, que pudesse justificar toda aquela energia para ganhar dinheiro, valia mais a emoção de ficar na frente do computador, interagindo com a plataforma lotada de indicadores piscando e apitando, como se aquilo fosse o último lançamento do mundo dos games.

E você, está no Mercado para ganhar dinheiro, operar de forma responsável, como um investidor de longo prazo ou um especulador de curto prazo ou busca na sua plataforma uma diversão daquelas como qualquer game de ação? Faça uma reflexão, atente-se aos seus vícios e mude seu comportamento se necessário. Se for o caso, compre um videogame também, sairá bem mais barato do que continuar como um louco perdendo dinheiro no Mercado sem ao menos saber o porquê? Finanças é coisa séria e só poderá ganhar dinheiro de forma consistente quem realmente estiver preparado. 

Pense nisso! Abraços!

 

Mais informações sobre Trading, Educação Financeira, Macroeconomia, Geopolítica e Análises do Mercado Financeiro você pode encontrar nas Redes Sociais da Market News:

> YOUTUBE: Rodrigo Rebecchi – Market News

https://www.youtube.com/channel/UCo8-wFR7I5MPdHURyQJtOkg

> FACEBOOK: Rodrigo Rebecchi – Market News

www.facebook.com/marketnews1/

> INSTAGRAM: rodrigo.rebecchi

Deixe uma resposta

Demos

Color Skin

Header Style

Nav Mode

Layout

Wide
Boxed

Nav Mode