Deu Gatilho de Compra no Dólar X Franco em cima do Suporte. Mas e o conflito EUA X Irã?

Deu Gatilho de Compra no Dólar X Franco em cima do Suporte. Mas e o conflito EUA X Irã?

São nessas horas que eu gostaria de conversar com aqueles Traders que optam somente por operar Análise Técnica ou Fundamental, dizendo que uma não precisa da outra. O que fazer quando você tem um gatilho de compra daqueles no USDCHF, bem em cima de uma zona de suporte, a favor do SWAP no par, mas os EUA e o Irã estão à beira de uma guerra e o Franco serve como “porto-seguro” no Mercado Financeiro?

Você pode não fazer nada ou entrar arriscando menos que o costumeiro da sua estratégia. Se der certo e o Mercado seguir o previsto, desconsiderando o conflito iminente, você poderá ganhar uns trocados. Se der errado, a perda poderá não comprometer o seu financeiro.

É fato que a calma parece ter voltado aos mercados nesta terça-feira, mas o sentimento permanece frágil, já que a expectativa dos investidores em relação às chances de um conflito total entre os Estados Unidos e o Irã é menor na ausência de novos desenvolvimentos no impasse entre os dois países. Teerã e Washington tem trocado ameaças desde sexta-feira, quando um dos principais comandantes militares iranianos foi morto em um ataque aéreo dos EUA no Iraque. O ataque alimentou as preocupações sobre a guerra total se Teerã retaliar.

“Embora o risco de conflito tenha aumentado, a realidade é que isso provavelmente se limitará a disputas retóricas”, disse Tom Porcelli, economista-chefe da RBC Capital Markets. “O risco de um conflito quente parece baixo, pois é improvável que o Irã responda de maneira a arriscar uma escalada de agressão significativa dos Estados Unidos “.

Partindo-se para a nossa Análise Gráfica do par Dólar X Franco-Suíço no período diário, podemos notar como no último ano, a região de suporte entre 0.9715 até 0.9645 funcionou como suporte, despertando o interesse dos compradores por 3 vezes. No momento da análise, destacamos um gatilho comprador de price action na região, pois tivemos a formação de um martelo alguns dias atrás, com a mínima em 0.9645, um doji e um forte candle de alta na sequência indicando a provável entrada de compradores na região. No pregão de hoje, até o momento, temos o possível desenho de um engolfo de alta também.

Se confirmado, poderemos ter altas até a região de resistência em 1.0030 nas próximas semanas.

Agora, partindo para o lado pessimista, se caso tivermos uma escalada de violência entre EUA e Irã, a ponto de trazer apreensões aos investidores, o Franco poderá funcionar como um “porto-seguro” e poderemos ter descidas no gráfico. Se caso perdermos o suporte em 0.9645, o próximo nível a ser testado poderia ser em 0.9550. O contexto geopolítico de momento pode pesar muito para as seguintes movimentações do par. Vamos acompanhar.

 

Deixo aqui o meu convite para seguir o meu Perfil no Instagram e acompanhar mais conteúdo relevante sobre Operações em Forex:

https://bit.ly/2MdQg5L

 

Estou te esperando! Grande abraço!

Rodrigo Rebecchi

 

*Ativos negociados em conta margem possuem grau de risco para o seu capital. Quaisquer previsões não são um indicador fiável de performance futura e a decisão de atuar com base nas ideias e sugestões apresentadas são da responsabilidade do leitor. *Imagem ilustrativa: istockphoto

Demos

Color Skin

Header Style

Nav Mode

Layout

Wide
Boxed

Nav Mode