USDCHF se Valoriza à Espera do Payroll

USDCHF se Valoriza à Espera do Payroll

Declara-se aberta oficialmente a Temporada de Trading 2019! Depois do final das Férias de Verão no Hemisfério Norte, englobando importantes países da Europa, além dos EUA, encerrando o período de “retiro” dos profissionais do Mercado nesta segunda, quando se comemorou o Dia do Trabalho na Terra do Tio Sam. Para quem não conhece este fator cultural, as Férias de Verão no Hemisfério Norte, que correspondem aos meses de Julho e Agosto, podem se comparar ao nosso período das Férias de Dezembro até o Carnaval, aonde a maioria das pessoas encaixa seus dias de descanso, procura viajar com a família para as praias para aproveitar a estação mais quente e naturalmente temos uma queda no desempenho, da força de trabalho. Parece que o Mercado dá uma “paradinha”. É mais ou menos o que acontece por lá também…

A partir de agora, a volatilidade nos Ativos Internacionais pode voltar com tudo. Nada de “paradeira” nos gráficos. Olhando por esta ótica, já teremos uma primeira semana de setembro com dados importantes referentes ao emprego nos EUA, trazendo consigo o payroll na próxima sexta, às 9h30 de Brasília.  

O primeiro dado que deveremos analisar será a folha de pagamento não agrícola, que deverá trazer um aumento de 191k novos contratados, em relação aos 157k novos contratados de julho. Além disso, a taxa de desemprego poderá cair de 3,9% para 3,8%, validando o forte ciclo de crescimento e expansão que atravessa a economia americana.

Porém, os dados mais importantes que podem despertar a atenção dos investidores serão justamente os voltados aos salários. Espera-se que o ganho médio por hora trabalhada tenha um acréscimo de 0,3% durante o mês de agosto e que o salário médio por hora anual possa atingir o nível de 2,7%. Resumindo, o mercado nos EUA está tão aquecido, que praticamente atravessa uma fase conhecida como pleno emprego e atualmente, já podem existir mais vagas em aberto do que mão de obra disponível para ocupá-las. Resultado de tudo isso: as empresas brigam para manter os seus funcionários elevando seus salários ou fazendo propostas cada vez melhores para retirar colaboradores dos seus concorrentes.

Vivenciamos nos EUA uma “inflação” dos salários, aonde quem pagar mais, pode levar o colaborador. Com isso, a renda das famílias pode aumentar e consequentemente pode estimular um maior consumo de produtos e serviços, podendo aumentar os preços de forma generalizada (inflação). Resultado de todo este ciclo: pode validar a política do FED de aperto monetário de aumento dos juros para controlar a inflação, o que no mercado internacional pode valorizar o dólar. Espera-se que na próxima reunião do banco central americano em 26 de setembro, possamos ter mais um aumento de 0,25% ao ano nos juros.

Muito bem! Haja visto este cenário fundamental, o gráfico que me chama a atenção para analisar nesta semana é o USDCHF, que encontra-se em uma interessante região de suporte semanal, compreendida entre os níveis de 0.9850 até 0.9650. Podemos notar no gráfico semanal, que após o rompimento da linha de tendência de baixa, os preços chegam pela segunda vez para testar a região, através de um pullback, aonde poderemos ter o despertar do interesse da força compradora.

Partindo para o gráfico diário, notamos como efetivamente os preços puderam adentrar nesta zona, chegando a fazer um doji praticamente em cima dos 0.9650, para depois começarem a subir. Se confirmado o interesse com compradores nos próximos dias, poderemos ter subidas até a próxima resistência em 0.9850 e para os mais otimistas, até próximo ao nível em 1.0000. Este possível movimento altista que pode se desenhar, pode ser contribuído pelos dados mencionados acima referente a força de trabalho nos EUA.

Se caso os vendedores reassumirem o controle do mercado a ponto de romper os 0.9650, poderemos ter mais quedas até a região de suporte entre 0.9450 e 0.9400.

Vamos acompanhar! Sucesso à todos e bons trades!

 

Rodrigo Rebecchi

Para mais conteúdo sobre Trading, Forex, Educação Financeira, Geopolítica, Macroeconomia e Análises do Mercado, me siga nas Redes Sociais:

INSTAGRAM: https://goo.gl/udhn4f

YOUTUBE: https://goo.gl/3cdUkb

FACEBOOK: https://goo.gl/Q1Pt5g

LIVE – Panorama do Mercado (Seg às 20h): https://goo.gl/3ihycp

CONTATO: rodrigo_rebecchi@hotmail.com

Deixe uma resposta

Demos

Color Skin

Header Style

Nav Mode

Layout

Wide
Boxed

Nav Mode